spot_img

Hidroterapia: Uma alternativa divertida para a prática de exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é uma atividade essencial para a manutenção da saúde física e mental. No entanto, em certas condições a atividade física pode ser responsável por ocasionar lesões, seja através da técnica inadequada ou através de esforço físico em demasia. Para estes casos, a hidroterapia é uma solução alternativa poderosíssima. 

Não é de hoje que se conhecem as propriedades curativas da água. Ao se movimentar numa piscina, por exemplo, o corpo permanece imerso num ambiente em que os riscos de lesões e acidentes são muito reduzidos. Isso acontece porque a carga de peso do corpo sobre as articulações e ossos é reduzida, o que permite um melhor desenvolvimento e recuperação muscular.

Como é realizada a Hidroterapia?

A prática da hidroterapia ou aquaterapia, se dá com maior ocorrência no espectro da fisioterapia, visando a recuperação do indivíduo. Este procedimento é regulado por um fisioterapeuta ou educador físico, sendo muito procurado por gestantes e idosos, para funções de tratamento ortopédico, reumatológico e até mesmo neurológico.

A hidroterapia é comumente realizada dentro de uma piscina aquecida em 34º C, onde são realizados movimentos em prol do resultado que se pretende buscar. Problemas como artrite, artrose e reumatismo, fraturas, hérnias de disco, lesões musculares no geral, bem como dores nas articulações, inchaços nas pernas e melhora na circulação sanguínea, além de problemas neurológicos.

Alguns equipamentos como objetivos e corrimões de apoio são frequentemente utilizados para a realização dos movimentos. Jatos de água, macarrões de polietileno, pesos, bolas e halteres também são populares, pela praticidade e abrangência de abordagens de atividade física.

Quais os benefícios da Hidroterapia?

Os benefícios da hidroterapia são dos mais variados, favorecendo a melhora da postura, bem-estar e autoestima do praticante. Fortalecimento dos músculos, favorecendo o relaxamento muscular, auxílio com dores musculares e dores de articulações, bem como a melhora do equilíbrio e da coordenação motora são algumas vantagens da prática aquaterápica.

Problemas de natureza mental também sofrem melhora a partir da atividade física na água, colaborando para a melhora do sono e diminuição de sintomas de ansiedade e estresse. O que acaba somando para uma melhora geral não só da parte física e mental, mas um ganho em maior completude para a qualidade de vida do indivíduo.

Onde fazer sessões de hidroterapia?

Uma vez que é uma prática de cunho recuperativo, normalmente a atividade hidroterápica é recomendada por um fisioterapeuta. Ela pode estar associada a um tratamento de recuperação física ou mental, uma vez que seus benefícios são bastante amplos.

Inicialmente recomenda-se que a pessoa que busca a hidroterapia tenha um objetivo com a prática. Um profissional poderá determinar se a atividade se fará em nível terapêutico e durante quanto tempo se dará sua realização para o melhoramento do quadro do paciente.

Se tratando de uma atividade realizada num ambiente específico é indicado a procura de clínicas ou hospitais que possuam estrutura física e profissionais aptos que trabalham realizando essa atividade. As sessões costumam durar cerca de 45 minutos para adultos e 30 minutos para crianças, custando uma média de 70 a 80 reais por sessão.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

0FãsCurtir
3,706SeguidoresSeguir
20,600InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

MAIS RECENTES