spot_img

Celular e Insônia: como a luz do seu aparelho pode te impedir de pegar no sono

O uso de smartphones se tornou fundamental para a rotina das pessoas. É através dele que conversamos com gente, fazemos compras, nos distraímos, nos informamos e consumimos a maior parte das informações do dia a dia.

Sempre presentes, nossos celulares são uma mão na roda para muitas atividades rotineiras, mas como todo grande benefício, o uso dos smartphones também podem estar vinculados a problemas como a insônia, por exemplo.

Muitos estudos apontam relação entre o uso excessivo de celulares e a perda de qualidade do sono. No geral, cerca de 65% da população brasileira costuma utilizar smartphones na cama logo antes do horário de dormir.

São redes sociais, vídeos, notícias, música, chats de bate-papo e muitas outras funcionalidades que atraem nossa atenção. Essa interatividade constante além de gerar dependência, causa problemas para nossa qualidade de vida no geral.

Mas como isso acontece?

Para começar, não é natural para o ser humano ter insônia, fomos projetados para ser ativos durante o dia e repousar durante a noite. Ficar alerta durante o período de descanso só funciona como mecanismo de defesa e em eventualidades específicas.

Isso acontece porque o cérebro está programado para regular nosso corpo a partir da luz ambiente. Quando estamos em local pouco iluminado, nosso corpo produz melatonina, o hormônio responsável pelo sono, para nos provocar sonolência.

Além do estímulo interativo, que mantém nossa atenção em níveis altos, os celulares têm a luminosidade artificial da luz azul, que atua como inibidor da melatonina, sendo um duplo inibidor do nosso sono natural, em especial a noite.

Quais os riscos para a saúde?

Alguns pontos em comum são presentes em pessoas que apresentaram insônia relacionada ao uso de smartphones antes de dormir. Esses sintomas, embora variem de caso para caso, possuem características similares à privação de sono.

Os principais sintomas apresentados foram:

  • Dificuldade para adormecer
  • Menor duração do sono
  • Sensação de cansaço ao acordar
  • Cansaço para realizar atividades rotineiras
  • Dificuldade de concentração

Além dos sintomas, não dormir por um mínimo de pelo menos seis horas diárias torna a pessoa mais suscetível a ter baixa imunidade e transtornos ligados ao estresse e a ansiedade, como a síndrome do pânico e a síndrome de burnout.

A longo prazo, pouco sono também pode vir a gerar problemas cardiovasculares, aumentando o risco de derrames e infartos, envelhecimento mais rápido e perda geral da qualidade de vida e da sensação de bem-estar e disposição no dia a dia. 

Como combater a insônia pelo uso de smartphones?

Algumas dicas simples podem ajudar a combater o uso excessivo de celulares e a insônia gerada por eles. Para facilitar a compreensão e aplicação no cotidiano aí está uma lista com algumas delas:

  • Evite usar o celular uma hora antes do horário de dormir
  • Não use o celular na cama, desassocie o aparelho do seu local de dormir
  • Diminua o brilho do smartphone desde o início da noite
  • Procure apagar as luzes da sua casa quando se aproximar a hora de dormir
  • Ao tentar dormir busque silêncio absoluto, evitando ouvir música ou ver televisão
  • Utilize chás e óleos essenciais no seu dia a dia e antes de dormir
  • Pratique exercícios físicos e de respiração como meditação e alongamentos
  • Arrume sua cama e utilize roupas confortáveis como um pijama
  • Fique longe de outros aparelhos eletrônicos
  • Tomar um banho quente e ler antes de dormir também podem ajudar

Simples, não é? Com alguns passos básicos você conseguirá adicionar sono e repouso a sua rotina. Lembrando que é importante deixar claro que outras causas além do celular podem atrapalhar sua qualidade de sono.

Vale a pena investigar na sua rotina outras distrações e atividades que não contribuem para te deixar relaxado. Se o problema persistir mesmo após a aplicação das dicas é recomendável procurar um médico que prescreverá um tratamento adequado.

Esperamos que as informações tenham sido úteis e que este e os outros artigos desse blog te ajudem a ter um sono melhor e uma vida mais harmoniosa. Nossos vídeos também estão cheios de dicas para te ajudar. Dá uma conferida!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

0FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

MAIS RECENTES