spot_img

Aromaterapia: A terapia da experiência olfativa

Cuidar muitas vezes é promover um ambiente de relaxamento. As terapias alternativas tem se popularizado por estimular através da experiência sensorial, o bem-estar do paciente. Agregando alívio para o estresse, relaxamento e promoção da saúde mental.

Com o devido reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a aromaterapia é uma prática natural de cuidado, que se utiliza das fragrâncias de óleos essenciais para induzir sensações positivas no paciente através da estimulação de áreas cerebrais ligadas à satisfação e ao prazer olfativo.

Sua origem se deu com o químico francês, René-Maurice Gattefossé, que por meio da observação, se utilizou do uso de óleo de lavanda para curar uma queimadura. Por ele o termo foi concebido, marcando a separação da aromaterapia do ramo fitoterápico.

Seu uso é recomendado no tratamento de sintomas relacionados à ansiedade e à depressão, aliviando o sentimento de angústia e tristeza que pode normalmente acomete portadores de transtornos mentais.

Administrada por um aromaterapeuta ou naturopata, o tratamento consiste em utilizar os óleos essenciais para administrar efeitos curativos de acordo com o que o paciente está sentindo. Utilizando para isso a inalação, massagem, banho, vaporização e utilização de sprays. 

Os óleos essenciais são substâncias naturais provindas de ervas, folhas, frutos, sementes, troncos e flores, que possuem propriedades ligadas em benefício da saúde e do bem-estar. Dependendo do aroma, sua composição rica em compostos pode atuar no sistema imunológico, alívio de dores musculares, asma e gripes, além de outros problemas de saúde.

A aromaterapia é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e pode ser encontrada também em clínicas e hospitais particulares, spas e serviços de fisioterapia e massoterapia. As sessões devem ser administradas por um profissional capacitado, disposto a oferecer o tratamento adequado, bem como sanar as dúvidas do paciente com relação aos procedimentos.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

0FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

MAIS RECENTES