spot_img

Alimentação Saudável: Cardápio nutritivo é sinônimo de saúde

A gente é o que a gente come, diz o ditado. A relação entre a alimentação e a saúde é conhecida não é de hoje. Desde sempre, é sabido que uma boa qualidade de vida está ligada a uma rotina de dieta balanceada e vice-versa.

Nossa saúde e o bom funcionamento do corpo e da mente exigem a ingestão de determinados alimentos para a adequada obtenção de vitaminas, minerais e outras importantes fontes de energia que nos proporcionam o devido bem-estar.

Mas nem sempre comer o que faz bem é prioridade. Muitas vezes escolhemos a opção mais prática ou a mais acessível quando fazemos a nossa feira. De modo que a alimentação saudável normalmente é deixada de lado.

Uma das características da modernidade foi alterar a forma como consumimos comida. Por milhares de anos, nós seres humanos dependíamos da caça e coleta ou mesmo da agricultura e pecuária para prover sustento pessoal e coletivo.

Hoje, por outro lado, tudo o que nosso paladar busca, pode ser encontrado nas prateleiras de supermercado, feiras livres, restaurantes ou até aplicativos de delivery, tornando o acesso à alimentação uma coisa prática. 

E por conta da relação preço e qualidade, quase sempre se procura o que menos custa em dinheiro e mais custa em saúde, principalmente no contexto econômico do país onde o poder de compra está defasado e os preços inflacionados.

Nessa constante, nossa saúde é quem sofre, e não apenas a saúde do corpo, mas também a saúde da mente. A alimentação possui fator muito importante na maneira como nosso psicológico funciona, afetando a nossa saúde mental.

Muitos estudos e pesquisas têm sido feitas nos últimos anos em específico para determinar como a saúde mental da população em geral tem sofrido alterações negativas em decorrência de estresse, ansiedade e outros fatores cotidianos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de brasileiros diagnosticados com ansiedade chegou a 19 milhões de pessoas, o que corresponde a quase 8,5 % da população do nosso país.

A quantidade de casos vem sofrendo um aumento exponencial tão grande que a própria OMS não diferencia mais a saúde mental da saúde física, encarando ambas como correlacionadas no bem-estar dos seres humanos.

E como a saúde mental é um tema em questão bastante difundido, especialmente devido a pandemia de covid-19, muitos buscam na alimentação um recurso para ajudar a lidar e prevenir transtornos como a ansiedade e a depressão.

O que comer?

O cardápio é simples, mas variado. Rico em frutas, verduras e legumes, além de cortes magros de carne e alimentos integrais. Essa é a receita de uma vida mais saudável física e mentalmente falando.

Por outro lado, uma alimentação repleta de açúcares, conservantes, gordura hidrogenada e excesso de sódio são os vilões de quem busca estabelecer a alimentação como norte para uma saúde mental mais estável.

O campo que vem lidando com as relações entre a alimentação e o bem-estar mental é chamado psiquiatria nutricional, responsável por estudar como determinados alimentos agem com nossa psique.

Um estudo realizado pela USP em 2021, revelou recentemente que o Brasil lidera a lista de países com a maior porcentagem de casos de ansiedade e depressão em sua população, um dado preocupante e que merece a atenção devida.

Felizmente, a comida tradicional brasileira consiste basicamente de produtos naturais, de modo que não precisamos ir tão longe em questão de cardápio para agregar um pouco de saúde no prato e adicionar mais saúde mental como consequência, deixando o nosso prato mais colorido e nosso corpo e mente mais fortes. 

Ainda assim, é importante ressaltar que a comida não é a solução, mas um meio para alcançar bons resultados. Nenhum alimento supre a falta de um bom cuidado profissional com a nossa saúde mental.

No geral, pessoas ansiosas e depressivas tendem a não ter bons hábitos alimentares regulares, isso é uma característica que além de influenciar o quadro de transtorno também impede sua evolução.

Há quem coma por pura ansiedade algo que virá a prejudicar sua saúde, como também há quem não coma nada por estar imerso numa crise ansiosa ou num momento mais depressivo.

Quando associada ao transtorno de ansiedade, por exemplo, busca-se comer mesmo sem fome para aliviar os sintomas e normalmente comidas processadas ou com alto valor calórico e poucos nutrientes.

Da mesma forma, a falta de alimentação adequada acentuada pela ansiedade pode gerar patologias como anemia e em casos mais mórbidos até mesmo anorexia, caso os sintomas não sejam interrompidos à tempo com tratamento devido.

Dicas de como organizar uma alimentação balanceada

Sugerir dicas de alimentação é também sugerir hábitos para a vida toda. Comer bem não necessariamente significa comer só comida saudável. Exceções podem ser feitas quase sempre desde que se mantenha uma regularidade.

Por exemplo, pode-se manter uma rotina alimentar mais adequada durante a semana e se permitir comer e beber com menos moderação aos fins de semana e feriados. 

De qualquer forma, comer regularmente é uma ótima forma de preservar o seu metabolismo, atuando também como regulador energético, uma vez que manterá seu nível de açúcar no sangue mais contínuo, evitando a fadiga e mau humor.

  • Permanecer hidratado regularmente durante todo o dia também é fundamental. Além da ingestão de comida, a ingestão de água realiza uma função de manutenção da temperatura do corpo e dispersão de fluidos.
  • Balanceie a ingestão de gorduras saudáveis. Elas são importantes para o bom funcionamento do cérebro e fontes de saúde numa boa alimentação. Alguns exemplos são o azeite, ovos, nozes, linhaça, castanhas e outros alimentos.
  • Incluir a utilização de cereais integrais como aveia, granola, centeio, trigo e entre outros, ajudarão a fornecer para o seu corpo determinadas vitaminas e minerais que são cruciais para a saúde. 
  • Adicione proteínas nas suas refeições. Carnes como a do frango, por exemplo, são ricas em proteína e possuem pouca gordura. Carne bovina, ovos, soja, peixes e camarão também são ótimas variações para o cardápio.
  • A saúde do intestino também deve ser mensurada, a partir do consumo de probióticos, vegetais e frutas. A função intestinal está diretamente relacionada com o estado de humor do indivíduo, sendo indicativo importante do bem-estar.
  • Fique de olho para controlar o quanto de psicoativos você consome. Substâncias como a cafeína e o álcool podem alterar seu humor e sensibilidade, causando problemas no sono, ansiedade e irritabilidade. 
  • Chás, refrigerantes, chocolate e outros produtos também podem causar o mesmo efeito, por isso é válido maneirar no seu consumo e variar bastante o cardápio para não cair na rotina e enjoar com algum alimento.

Informações adicionais

Antes de fazer qualquer alteração na sua alimentação, é recomendável consultar um nutricionista. Esse profissional poderá realizar uma avaliação física propícia e orientar uma dieta balanceada para o seu tipo de demanda individual.

Respeitar sua genética também é essencial. Cada caso é único e nem sempre a alimentação que você mais gosta é a melhor para você. Isso também tem relação com saber seus limites e comer o que te proporcionará o melhor bem-estar.

Praticar atividades físicas regularmente trará vantagens para sua saúde mental além de ajudar o seu corpo a metabolizar toda sua alimentação propriamente. Ter um horário de sono fixo colabora no mesmo sentido.

Para finalizar, uma boa prática social que influencia na forma como nos relacionamos e nos sentimos mentalmente saudáveis é o ato de fazer refeições em grupo

Seja em família ou entre amigos, essa atividade colabora com um senso de participação em uma unidade, o que também colabora para a saúde mental no geral e ajuda a pessoa a se sentir parte de um grupo.

Em suma é isso, alimentação de qualidade é uma vida mais apta a ser vivida e encarada da melhor forma. Por isso, invista em um cardápio mais saudável sempre que possível, mas não esqueça de consultar um profissional.

Por enquanto é isso, que as informações deste artigo possam servir como norte para a criação de hábitos alimentares saudáveis da sua rotina e que cada vez mais saúde possa ser gerada a partir disso.

Gostou do artigo? Envie para alguém que também está precisando comer direito. Aproveite e chame essa pessoa para rachar aquele almoço nutritivo um dia desses. Curta também nossos outros conteúdos cheios de temas que podem ser do seu interesse.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

0FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

MAIS RECENTES