spot_img

Reiki: Restaurando corpo, mente e espírito por meio de toques curativos

Reiki é uma técnica complementar terapêutica, baseada na matéria e no espírito, que busca confortar e aliviar dores mentais e físicas através de toques com as mãos

Esse método foi desenvolvido pelo monge budista Mikao Usui em 1922, no Japão, que acreditava que nossas mãos eram capazes de armazenar e transmitir energias curativas transformadoras.

Desde então o Reiki vem se popularizando por todo o mundo, devido ao seu caráter acolhedor de tratamento, sendo uma alternativa muito procurada para funcionar associado a psicoterapia. 

Os Pilares do Reiki

Para a realização dessa técnica é necessário compreender que a essência do Reiki está equilibrada por 3 pilares, sendo eles: 

  • Gassho Meiso (meditação gassho)
  • Reiji Ho (percepção e orientação)
  • Chiryo (o tratamento)

Gassho Meiso: a meditação gassho é voltada para a interiorização, e busca alcançar o vazio mental, livrando a mente de quaisquer pensamentos e desenvolvendo o domínio sobre o pensar e preparando corpo, mente e espírito para receber as energias.

Reiji Ho: com o Reiji desenvolvemos a orientação e percepção acerca de nós mesmos, observando o interno e externo do ser e nos guiando para o tratamento.

Chiryo: é o Reiki em sua forma mais prática, podendo ser feita em nós mesmos ou em outras pessoas, sempre focado no fluxo contínuo da energia que flui através de nós.

Como funciona?

Por ser uma terapia de cura natural, a mesma pode ser realizada em qualquer pessoa, sem restrição. Aplicada por um profissional que através da imposição e do toque das mãos, transmite para o paciente a energia que flui através de si, estimulando o processo de cura e fornecendo vibrações de equilíbrio físico, mental e espiritual.

Quais são os benefícios do Reiki?

A prática do Reiki proporciona tratamento de enfermidades agudas e crônicas. Agindo na redução do estresse e cansaço mental, auxiliando no alívio de dores físicas como: enxaquecas, depressão, cólicas menstruais, asma, fadiga e etc.

Além disso, desenvolve no indivíduo harmonia espiritual e autoconfiança. Esses inúmeros benefícios não vêm acompanhados de efeitos colaterais. Lembrando que é um tratamento complementar, o usuário que optar por ele não deve abandonar seus medicamentos (se fizer uso) ou consultas regulares às unidades de saúde.

Reiki na modernidade

O uso do Reiki como terapia complementar está crescendo rapidamente na modernidade. O seu método está sendo reconhecido e utilizado em muitos hospitais nos Estados Unidos e Europa para auxiliar no alívio de dores e aumentar as taxas de recuperação. 

A propagação do Reiki surge também a partir de meios digitais como canais de ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response), na plataforma do Youtube, como forma de tranquilizar os usuários, eliminando crises de ansiedades e insônia. 

O que aprendemos com o Reiki?

A partir da técnica o budista Mikao Usui nos orienta que para alcançarmos a evolução espiritual e desenvolver energias curativas devemos manter os pensamentos limpos e o equilíbrio dentro de nós. 

Para isso o monge concretizou os 5 princípios do Reiki e nos orientou a repetir duas vezes ao dia esses passos, assim que acordar e antes de dormir, energizando com bondade nosso corpo, mente e espírito através da fala ou pensamento. 

 São eles:

  • Não sinto raiva
  • Não me preocupo
  • Sou grato
  • Faço o meu trabalho honestamente
  • Sou bondoso e amoroso com todos os seres vivos

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

0FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

MAIS RECENTES