spot_img

Terapias Holísticas: Integralismo terapêutico que equilibra corpo, mente, alma e espírito

A rotina de vida atual pode ser desgastante em muitos sentidos. O progresso possibilitou que a maior parte das pessoas vivesse ou trabalhasse num ambiente no mínimo confortável ao corpo. No entanto, isso não implica que as condições de vida sejam menos estressantes do que antes. Na verdade, o que se observa é uma sociedade cada vez mais impulsiva e estressada.

Tudo passa muito rápido. Consumimos o tempo todo informação, e dela muito pouco de útil se aproveita. O resultado é uma saúde mental comprometendo a saúde física. Por conta disso, muitas pessoas têm buscado formas de tratamento para transtornos como ansiedade, síndrome do pânico e comportamentos compulsivos no geral

Em grande parte, tratamentos convencionais têm surtido efeito, sendo a psicoterapia o principal. Porém no sentido de buscar outras alternativas, as terapias holísticas tem se tornado populares, oferecendo diferentes possibilidades para quem busca melhorar seu bem-estar.

Grande parte das pessoas compreendem que ter saúde não diz respeito somente a não possuir nenhuma doença, mas a completude que envolve sentir-se bem no âmbito físico, social e mental, de modo a ter uma vida mais harmoniosa em todos os aspectos.

Aí entram as Terapias Holísticas, que são práticas visando um integralismo do cuidado, ou seja, um tratamento voltado a suprir todas as demandas do indivíduo de forma igualitária. O holismo, portanto, visa agregar a biologia e a psicologia em prol de uma totalidade terapêutica.

A prática holística agregada a terapia tradicional além de possuir respaldo científico complementa o tratamento possibilitando melhores resultados. Daí a sua popularidade e importância atual. Mas o que, de fato, são as terapias holísticas e como podemos integrá-las em nossa vida? Este artigo te contará com detalhes, basta seguir a leitura.

O que são Terapias Holísticas?

Podemos conceituar terapias holísticas como um conjunto de práticas voltadas à promoção de saúde, onde através da prevenção de doenças, alívio de sintomas e curas, se manifesta o cuidado na integralidade do paciente, compreendendo também sua individualidade.

Tendo origem etimológica em Holos, do grego, refere-se ao conjunto, totalidade ou completude do ser, possuindo berço na medicina oriental, em cujas práticas em sua maioria são atribuídas. O holismo agrega o cuidado ao corpo e a mente, promovendo um equilíbrio entre os principais aspectos da vida, através da junção de conhecimento prático e científico.

Relacionadas a Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), as terapias holísticas se concentram em proporcionar no geral, relaxamento, alívio de tensões, manipulação energética e mudanças de hábitos

Muitas práticas constituem o holismo terapêutico, contribuindo com a complementaridade do tratamento através de auxiliar o bem estar e colaborar com a ação de fármacos, catalisando reações psicológicas em prol da imunidade e satisfação do indivíduo.

Uma vasta gama de problemas de saúde possui tratamento através de terapias holísticas, incluindo transtornos mentais e problemas físicos, como insônia, ansiedade, medo, dores físicas e musculares, bloqueios energéticos, entre outros. 

Os benefícios incluem atributos úteis no cotidiano, como aumento da concentração e do foco em atividades, disposição física, melhora do sono e humor. O que proporciona uma vida mais produtiva e de melhor qualidade seja consigo mesmo ou com outras pessoas à nível social, profissional ou familiar.

Quais são os tipos de Terapias Holísticas?

Já foi falado da grande amplitude de técnicas dentro das terapias holísticas. Algumas delas possuem maior notoriedade que outras, como acupuntura, reiki, herbologia, as massoterapias e a ayurveda. Práticas milenares, essas abordagens possuem muita popularidade dentro do meio terapêutico, com seus potenciais sendo utilizados em tratamentos por todo o mundo.

Algumas outras, porém, são mais desconhecidas, devido a novidade em torno de seu método ou simplesmente por conta de não serem adotadas pelo grande público. Este é o caso da aromaterapia, arteterapia, cromoterapia, cristaloterapia e demais outras técnicas.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

0FãsCurtir
3,706SeguidoresSeguir
20,600InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

MAIS RECENTES