spot_img

Problemas com o sono: Quando o repouso se torna ainda mais cansaço

Quando chega a noite depois de um dia agitado o sono é sempre uma consequência positiva, um sinal do corpo de que chegou a hora de recuperar as forças para a manhã seguinte. Mas e quando o sono não vem ou passa a vir em horários inapropriados?

Problemas com o sono tem se tornado muito comuns nos últimos anos, um forte indicador de que a rotina das pessoas têm se tornado cada vez mais agitadas e menos saudáveis. E apesar do cansaço mental ser tão presente quanto o cansaço físico, insônia noturna e sonolência diurna são inimigos comuns de qualquer um que busque qualidade de vida.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela Agência Brasileira do Sono levantou dados alarmantes sobre a qualidade do sono dos brasileiros. Segundo o estudo, 65% da população brasileira sofre com problemas relacionados ao sono, e desse número 64% fica exposto a telas de celular antes de dormir, um estímulo visual prejudicial ao sono já que a luz inibe a produção de melatonina, hormônio responsável pela sensação de sonolência.

Importância do sono para o corpo

É durante o sono que o nosso corpo e a nossa mente realizam funções reparadoras que são responsáveis por manter nosso organismo trabalhando de forma eficiente. Dormir em quantidades irregulares faz com que esse processo não ocorra como deveria, levando a uma sobrecarga que pode provocar problemas como fadiga, ansiedade, rigidez muscular, perda de concentração e outros fatores negativos.

Riscos da privação de sono na saúde

A privação do sono pode causar graves consequências para a saúde, em curto prazo, além do estresse e irritabilidade, a falta de sono de qualidade induz a perda de rendimento, falta de atenção, mau humor e dificuldade de tomada de decisões. Em longo prazo o sono de má qualidade pode provocar alterações graves que são capazes de gerar quadros de hipertensão, diabetes e até mesmo alzheimer

Problemas de sono e saúde mental

A saúde mental é a principal afetada pela privação do sono. A insônia é um dos sintomas da maioria dos transtornos mentais, podendo tanto contribuir para gerá-los, como ser consequência de um ou mais deles. Dessa forma, pessoas com problemas de saúde mental são mais propensas a desenvolver distúrbios do sono, já que quadros de ansiedade e depressão costumam se desenvolver dentro de uma rotina problemática, onde quase sempre o sono não é priorizado devido a recorrência de instabilidade mental.

Dicas para regular o sono

Algumas atitudes podem contribuir muito para melhorar a qualidade do seu sono e te ajudar a lidar com a insônia e todos os problemas relacionados a ela. Simples hábitos do cotidiano podem promover verdadeiras mudanças, começando pelo básico mas muito importante horário de dormir.

É claro que a correria nem sempre permite que todos os dias sejam iguais e eventualmente sempre haverá uma ocasião em que você deverá dormir menos, mas isso não é um problema. Estabelecer um horário apropriado para dormir e para acordar em dias “normais” permite que seu corpo se acostume a um padrão diário que seja confortável e prático. Só não esqueça de repousar por pelo menos oito horas, que é o tempo considerado ideal para um sono de qualidade.

Evite se expor a estímulos perto do seu horário de dormir. Celulares, televisões, computadores e gadgets no geral são excelentes ferramentas no cotidiano, mas podem prejudicar nossa vontade de dormir e gerar insônia e ansiedade como consequência. O mesmo se dá com alimentos com cafeína, que quando consumidos em excesso inibem a chegada do sono.

Considerações finais

Como vimos, dormir bem é um grande fator de saúde e qualidade de vida. Por isso invista no seu sono fazendo com que a sua rotina trabalhe a seu favor. Mantenha um cotidiano de exercícios físicos e dieta balanceada para auxiliar a sua qualidade do sono e caso tenha dificuldade, insira aqui e ali, alguns recursos como fitoterápicos ou mesmo práticas como o yoga ou a meditação que também podem ajudar muito no seu bem-estar.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

FIQUE CONECTADO

0FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

MAIS RECENTES