O uso de smartphones se tornou fundamental para a rotina das pessoas. É através dele que conversamos com gente, fazemos compras, nos distraímos, nos informamos e consumimos a maior parte das informações do dia a dia.
Sempre presentes, nossos celulares são uma mão na roda para muitas atividades rotineiras, mas como todo grande benefício, o uso dos smartphones também podem estar vinculados a problemas como a insônia, por exemplo.
Muitos estudos apontam relação entre o uso excessivo de celulares e a perda de qualidade do sono. No geral, cerca de 65% da população brasileira costuma utilizar smartphones na cama logo antes do horário de dormir.
São redes sociais, vídeos, notícias, música, chats de bate-papo e muitas outras funcionalidades que atraem nossa atenção. Essa interatividade constante além de gerar dependência, causa problemas para nossa qualidade de vida no geral.
Mas como isso acontece?
Para começar, não é natural para o ser humano ter insônia, fomos projetados para ser ativos durante o dia e repousar durante a noite. Ficar alerta durante o período de descanso só funciona como mecanismo de defesa e em eventualidades específicas.
Isso acontece porque o cérebro está programado para regular nosso corpo a partir da luz ambiente. Quando estamos em local pouco iluminado, nosso corpo produz melatonina, o hormônio responsável pelo sono, para nos provocar sonolência.
Além do estímulo interativo, que mantém nossa atenção em níveis altos, os celulares têm a luminosidade artificial da luz azul, que atua como inibidor da melatonina, sendo um duplo inibidor do nosso sono natural, em especial a noite.
Quais os riscos para a saúde?
Alguns pontos em comum são presentes em pessoas que apresentaram insônia relacionada ao uso de smartphones antes de dormir. Esses sintomas, embora variem de caso para caso, possuem características similares à privação de sono.
Os principais sintomas apresentados foram:
- Dificuldade para adormecer
- Menor duração do sono
- Sensação de cansaço ao acordar
- Cansaço para realizar atividades rotineiras
- Dificuldade de concentração
Além dos sintomas, não dormir por um mínimo de pelo menos seis horas diárias torna a pessoa mais suscetível a ter baixa imunidade e transtornos ligados ao estresse e a ansiedade, como a síndrome do pânico e a síndrome de burnout.
A longo prazo, pouco sono também pode vir a gerar problemas cardiovasculares, aumentando o risco de derrames e infartos, envelhecimento mais rápido e perda geral da qualidade de vida e da sensação de bem-estar e disposição no dia a dia.
Como combater a insônia pelo uso de smartphones?
Algumas dicas simples podem ajudar a combater o uso excessivo de celulares e a insônia gerada por eles. Para facilitar a compreensão e aplicação no cotidiano aí está uma lista com algumas delas:
- Evite usar o celular uma hora antes do horário de dormir
- Não use o celular na cama, desassocie o aparelho do seu local de dormir
- Diminua o brilho do smartphone desde o início da noite
- Procure apagar as luzes da sua casa quando se aproximar a hora de dormir
- Ao tentar dormir busque silêncio absoluto, evitando ouvir música ou ver televisão
- Utilize chás e óleos essenciais no seu dia a dia e antes de dormir
- Pratique exercícios físicos e de respiração como meditação e alongamentos
- Arrume sua cama e utilize roupas confortáveis como um pijama
- Fique longe de outros aparelhos eletrônicos
- Tomar um banho quente e ler antes de dormir também podem ajudar
Simples, não é? Com alguns passos básicos você conseguirá adicionar sono e repouso a sua rotina. Lembrando que é importante deixar claro que outras causas além do celular podem atrapalhar sua qualidade de sono.
Vale a pena investigar na sua rotina outras distrações e atividades que não contribuem para te deixar relaxado. Se o problema persistir mesmo após a aplicação das dicas é recomendável procurar um médico que prescreverá um tratamento adequado.
Esperamos que as informações tenham sido úteis e que este e os outros artigos desse blog te ajudem a ter um sono melhor e uma vida mais harmoniosa. Nossos vídeos também estão cheios de dicas para te ajudar. Dá uma conferida!